Dicas, Gestão Empresarial

10 Dicas para Cuidar da sua saúde mental durante a quarentena

10 Dicas para Cuidar da sua saúde mental durante a quarentena

10 Dicas para Cuidar da sua Saúde Mental durante a quarentena

Várias perguntas devem estar passando em sua cabeça nesse exato momento, toda essa adaptação e as incertezas desta atual situação dificultam nosso processo de entendimento.

A insegurança traz um desconforto e não dá descanso para a nossa mente. Pensando nisso, separamos algumas sugestões para que você fique com sua saúde mental em dia, durante este período.

Meditação

A técnica milenar que te ajuda na concentração, além ser eficaz também para o descanso do seu cérebro.

Como fazer? Preste atenção em sua respiração por alguns minutos do seu dia. Viaje, mentalmente, para um lugar que te traz paz e que faça acalmar seus pensamentos.

Existem diversas práticas para que você possa testar e encontrar uma que funcione para você. Você pode conferir alguns vídeos com práticas de meditação guiada no YouTube ou aplicativos gratuitos focados nisso, como: Insight Timer, Sattva e HeadSpace.

Mantenha contato com seus familiares e amigos

Em época de isolamento, adapte o contato físico por meios virtuais. Ligue para seus pais e amigos façam videoconferências, converse, compartilhe. Nada melhor do que passar este momento (ao lado) de quem a gente gosta.

Exercite-se em casa

Nosso corpo não pode parar. Dance, faça yoga, crossfit, alongamento, escolha um tipo que mais te agrada, apenas não fique parado. Procure as sugestões através do Youtube, faça todos os movimentos certos e evite lesões.

Mantenha uma rotina

É importante tentar organizar o dia. Acorde no horário de costume. Faça a sua higiene pessoal. Tome café. Faça algum exercício e/ou meditação e só então comece a trabalhar.
Isso ajuda a você controlar sua ansiedade.

Tenha um tempo para o lazer

É necessário que você tire um tempo para se divertir e fazer o que gosta, seja ler, ver um filme ou série, jogar. E você ainda tem a chance de descobrir novos hobbies como pintar, costurar, desenhar, escrever etc.

Faça algo novo

Existem plataformas de curso online que estão com uma série de promoções e de opções gratuitas focadas em pessoas que estão fazendo quarentena.
Ou aprenda coisas novas com seus amigos, sempre é uma ótima opção.

Informe-se de maneira segura

É de extrema importância que você se mantenha informado sobre os acontecimentos, ainda mais nesse período. Porém, é necessário que você retire essas informações de fontes segura, como sites e noticiários televisivos idôneos.

Tome cuidado com as fake news e não as espalhe.

Tenha cautela ao consumir essas informações, seu cérebro precisa de um descanso até para entender sobre toda essa situação.

Cuida da sua casa

Aproveite para organizar armários, guarda-roupas e prateleiras. Separe as roupas e sapatos que podem ser doados, organize a estante de livros e tire o pó dos móveis.

Sinta-se bem no ambiente que você está!

Alimentação e sono ok

O seu sistema imunológico precisa estar fortalecido, então, é uma alimentação adequada e um sono bem dormido fazem toda a diferença.

Cozinhe, evite pular os horários das refeições, tire o tempo para isso.

Quando for dormir, desligue ou silencie aparelhos celulares. Você pode ter um livro e tomar um banho relaxante para auxiliar nesse processo.

Organização financeira

Como todos já sabemos, esta é apenas uma fase e, logo, nossas vidas voltarão ao normal. Por isso, tire um tempo para organizar suas finanças. Coloque seus gastos em uma planilha e trace suas metas futuras. Em breve você poderá tirar esses objetivos do papel.

Deixe seu comentário