Desenvolvimento, Dicas

Aprenda a precificar seu produto

Aprenda a precificar seu produto

Dentre as várias etapas do empreendedorismo, precificar um produto talvez seja a grande dúvida da maioria dos empresários. Muitos acreditam que basta analisar o preço a concorrência e considerar os custos, mas colocar preço é um pouco mais complexo que isso!

A ideia é encontrar um equilíbrio entre todos os fatores para garantir lucro ao final da venda, ou seja, o preço cobrado precisa bancar os custos do negócio e gerar valor ao final.

Para saber qual o preço de venda ideal, um dos métodos utilizados é o Markup, ou taxa de marcação. Seu objetivo é chegar ao preço final ideal, proporcionando lucro, e de certa forma é bem simples, bastando dividir o preço de venda pelo custo de aquisição.

Há algumas estratégias que também são utilizadas para precificar um produto, vamos entendê-las:

  • Margem sobre o custo

É a relação da margem de lucro e o preço de custo de cada produto individualmente. Se você quer obter 50% de lucro sobre um produto que custou R$40, o seu preço de venda será de R$60.

  • Lucro-alvo

Esse processe não se baseia em uma análise de preço individual, mas considera o processo como um todo, levando em conta a quanto será preciso vender para obter o lucro almejado.

Então primeiro se estabelece o quanto se quer lucrar, para somente depois, estipular um preço razoável. O lucro por item pode até não ser muito alto, mas considera-se um grande volume de vendas, ganhando assim, em quantidade.

  • Precificação competitiva

Nesse modelo a lei do mercado é utilizada, a famosa lei da oferta e procura. Aqui o preço costuma variar por vários fatores, como sazonalidade, mercado e o produto em si.

A partir da análise dos preços praticados no mercado, é possível saber o quanto explorar ou não sua margem parra atrair clientes. Se o preço da concorrência for alto, a empresa pode focar no volume de vendas e diminuir a sua margem de lucro, saindo na frente da concorrência

  • Freemium

Como o próprio nome já diz, livre. Muito utilizado hoje em dia em produtos digitais, nesse modelo um produto começa a ser disponibilizado gratuitamente, e somente depois começa a ser pago.

A ideia é atrair o consumidor, trazendo a experiência de testar os benefícios da solução, e cobrando pela continuidade do seu uso, ou por funcionalidades extras.

Nesse modelo o objetivo não é definir o preço em si, mas sim criar uma forma de atrair o público, impulsionar o marketing e trazer visibilidade para o produto.

  • Preço de custo acrescido

Aplicação de uma porcentagem fixa de lucro, de acordo com o preço unitário de cada produto. Esse modelo soma todos os custos de produção e acresce uma porcentagem fixa em cima dele.

Gostou do conteúdo? Acesse as outras matérias do blog e entenda mais sobre o universo da tecnologia, no nosso dia-a-dia.

Deixe seu comentário

Quer ter acesso a materiais gratuitos?
Faça seu cadastro e nós vamos te ajudar a crescer de forma organizada.
Quer ter acesso a materiais gratuitos?
Faça seu cadastro e nós vamos te ajudar a crescer de forma organizada.
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.