Dicas

Entenda o que é um software de código aberto

Entenda o que é um software de código aberto

Software é um conjunto de programas ou aplicativos, instruções e regras informáticas que permitem que um computador possa funcionar. Podemos encontrar software de código aberto ou de código fechado.

Aqui vamos falar sobre os de Código Aberto.

Durante as décadas de 1980 e 1990, ativistas e desenvolvedores iniciaram movimentos em favor da liberdade e compartilhamento do código fonte, defendendo uma filosofia open source.

Nascia, então, o conceito de código aberto.

Código Aberto é um termo que se refere a um software cujo código está disponível para download por qualquer pessoa e a uma filosofia de criação de aplicativos voltada para a colaboração entre desenvolvedores. Ele pode ser modificado pelo usuário e é distribuído gratuitamente. Um exemplo claro é o Android e o Linux.

Open Source Initiative

Esta é o órgão responsável por gerenciar licenças de Código Aberto.

Requisitos básicos para se qualificar:

  • Disponibilizar o código fonte do programa;
  • Distribuição livre do programa;
  • Permissão para alteração do código.

O Código Aberto prevê que todas as obras derivadas de um software com a licença são obrigados a mantê-la. Isto significa que um programador que altere um programa e crie sua versão pessoal não vai poder lucrar desta forma.

Código aberto ou software livre?

Os dois são parecidos, a diferença principal está nos detalhes da licença. O Software Livre oferece liberdade para o usuário fazer o que deseja como alterar o código, repassá-lo ou criar uma versão pessoal. Eles são usados como alternativas gratuitas a softwares proprietários.

O sistema operacional Linux trabalha com o Código aberto. Seu núcleo, o kernel de mesmo nome, é modificado e se pode baixar em vários grupos de programas diferentes, chamadas distribuições

Programas de Código Aberto oferecem uma série de vantagens, tanto para desenvolvedores quanto para empresas que apostam nessas soluções.
Como: personalização; maior controle; diminuição de gastos; incentivo à colaboração; aumento de transparência e interação com outras ferramentas.

A Open Source Initiative possui uma lista (opensource.org/licenses) com as licenças conferidas em Código Aberto, que compreendem vários tipos de software, incluindo linguagens de programação como PHP e Python. Outro software famoso em Código Aberto é o navegador Firefox.

A Apple,IBM, Microsoft, Motorola e NASA são exemplos de empresas fechadas que possuem licenças para alguns produtos específicos. O Apache e o PostgreSQL, responsáveis por fazer a Internet funcionar também são de Código Aberto.

Fonte: Techtudo.com.br

Deixe seu comentário