Dicas

Modo escuro do WhatsApp: Seus olhos agradecem!

Modo escuro do WhatsApp: Seus olhos agradecem!

Se você já estava cansado de toda aquela claridade das conversas do WhatsApp, seus problemas acabaram, o modo escuro do aplicativo já pode ser ativado em Android e iPhone.

Este modo troca as cores do programa para deixá-lo mais agradável de ser utilizado em um ambiente pouco iluminado ou a noite.

Fazer esse ajuste no sistema faz com que todos os aplicativos compatíveis também adotem uma paleta que combine com a escolha do usuário.

Mas esta atualização traz mais benefícios que vão além da estética. Alguns estudos realizados apontam a luz azul dos smartphones como a grande vilã quanto aos danos causados aos olhos. Então, alguns testes começaram a serem realizados com um modo noturno que faz a tela assumir cores mais quentes à noite, visando reduzir a emissão de luz azul.

O modo escuro reduz não apenas a luz azul, mas toda a luz emitida pela tela do celular, oferecendo assim um impacto positivo nos olhos.

A redução na emissão de luz é essencial para a proteção da mácula do olho, uma área na parte central da retina com uma maior concentração de fotorreceptores, o que a torna responsável pela percepção de detalhes. Assim o processo de degeneração da mácula ocular é reduzido, retardando a degradação da visão com o tempo.

Porém, para quem já sofre com a presbiopia, nome científico para a famosa vista cansada, que costuma atingir pessoas com mais de 40 anos e dificulta a focalização de objetos próximos, o modo escuro pode afetar a capacidade de leitura na tela do celular.

Modo Escuro e os benefícios técnicos

Economia de bateria. No entanto, isso não vale para qualquer celular. Para fazer valer o menor consumo de energia, é necessário saber a diferença entre as tecnologias de telas.

LCD: uma luz de fundo branca ilumina toda a tela e cada ponto na tela (ou pixel) “filtra” essa luz branca para exibir uma cor diferente, criando a imagem que você vê.

Essa luz branca fica permanentemente acesa, não importando qual cor é exibida na tela, não faz muita diferença se você utiliza aplicativos com esquema visual claro ou escuro.

OLED ou AMOLED: em vez de uma luz de fundo branca iluminando todos os pixels, que filtra a cor desejada, cada pixel emite sua própria luz. Quando você vê preto na sua tela, os pixels estão totalmente desligados. Quanto maior é a área preta exibida, mais pontos desligados que não estão sugando sua bateria.

Como ativar no Android?

  • 1.
    Abra a Google Play e certifique-se de que o WhatsApp está atualizado para a sua última versão;
  • 2.
    Agora, abra o WhatsApp normalmente, toque no botão representado por “três pontos” e entre em suas “Configurações”;
  • 3.
    Então, entre em “Conversas” e, em “Tema”, selecione a opção “Escuro”;
  • 4.
    A partir desse momento, o WhatsApp já estará com o tema escuro aplicado.

Como ativar no iPhone?

  • 1.
    Verifique na App Store se o WhatsApp está atualizado para a sua última versão;
  • 2.
    Agora, entre nos “Ajustes do iPhone” e vá em “Tela e Brilho”;
  • 3.
    Em aparência, selecione a opção “Escura”;
  • 4.
    Ao voltar para o WhatsApp, você já estará com o seu tema escuro.

Deixe seu comentário