Desenvolvimento, Dicas, E-commerce, Sistema de Gestão, Sites

O que é banco de dados?

O que é banco de dados?

Nosso nome está inserido em bancos de dados. O nosso endereço também. A placa do carro, o histórico de compras no cartão de crédito, a foto que você publicou recentemente nas redes sociais, a estadia naquele hotel. Tudo isso — e muito mais — depende de um banco de dados, mas a gente pouco percebe a presença deles.

Um banco de dados é uma coleção organizada de dados (esquemas, tabelas, consultas, relatórios, exibições e outros objetos).

Os dados são normalmente organizados para modelar aspectos da realidade de uma forma que suporta os processos de pedidos de informação, tais como modelar a disponibilidade de quartos em hotéis de uma forma que permita encontrar um hotel com vagas.

Um SGBD é projetado para permitir a definição, criação, consulta, atualização e administração de bancos de dados. SGBDs bem conhecidos incluem MySQL, PostgreSQL, Microsoft SQL Server e Oracle Database.

Os sistemas de banco de dados mais populares desde a década de 1980 foram todos apoiados no modelo relacional e representado pela linguagem SQL.

Esse tipo é muito utilizado em sistemas de ERP (gestão de empresas), CRM (relacionamento com o cliente), controle financeiro e tantas outras aplicações porque os dados são estruturados em tabelas cujas colunas e linhas se relacionam.

A Oracle lançou, no ano passado, o primeiro banco de dados autônomo nas nuvens. Essa solução é capaz de ajustar, reparar e atualizar o banco de dados de modo automatizado, dispensando interferência humana.

Independente do ramo de atividade é essencial que toda empresa trate os dados como parte do seu patrimônio. É por isso que a escolha de um banco de dados deve fazer parte da lista de prioridades.

www.portalgsti.com.br

Deixe seu comentário