Qual a importância da educação financeira?
Você já se perguntou qual a importância da educação financeira e como ela pode transformar a sua vida?
Uma coisa é certa, todos nós temos que lidar com dinheiro, e fazemos isso todos os dias, no entanto, poucos são aqueles que começam a estudar sobre o assunto ou conseguem enxergar isso como necessário.
Poucos também são os que têm acesso a este tipo de conhecimento. Uma vez que ele não é ensinado nas escolas, muitas vezes passa-se despercebido a sua existência, importância e necessidade.
O fato é que a educação financeira evitaria tantos endividados ou problemas financeiros que a maioria das pessoas passam, que a gente nem imagina.
Isso por si já revela um pouco da importância em se ter uma boa educação financeira, logo abaixo iremos discutir um pouco mais profundamente sobre o assunto, confira:
O que é educação financeira?
Educação financeira vai muito além de saber simplesmente como economizar. É aprender a gerenciar e utilizar seu dinheiro da melhor maneira, evitando a criação de dívidas e problemas financeiros que poderiam ter sido evitados.
Através desse tipo de educação, você aprende a se questionar antes de realizar uma compra, a como controlar seus impulsos, investir, e parar de realizar gastos desnecessários que prejudicam seu orçamento. Além de fazer um planejamento financeiro, fator importante para garantir um futuro mais tranquilo e seguro.
Através da educação financeira é possível ganhar mais consciência do que se faz com o seu dinheiro, ter uma melhor qualidade de vida e chances de construir uma vida financeiramente próspera.
Qual a importância da educação financeira?
Entenda a importância da educação financeira logo abaixo:
Maior tranquilidade
A educação financeira favorece uma vida mais tranquila, mais segura, você ficará mais preparado para enfrentar o que vier pela frente. Poderá colocar a cabeça no travesseiro sem estresse ou preocupação.
Conseguirá finalmente usufruir de uma vida mais confortável e com um maior bem-estar.
Qualidade de vida
Através da educação financeira, você poderá usufruir de uma qualidade de vida muito melhor, garantir as contas pagas em dia sem aperto.
Preocupações relacionadas ao dinheiro é algo que causa um efeito muito negativo, podendo afetar nossa saúde mental e até mesmo a física.
O Brasil atingiu a maior quantidade de endividados da sua história, com 71,4% dos brasileiros complicados em dívidas, o resultado disso se deve a falta de educação financeira que nunca tiveram!
Você evitará entrar nessa lista, e se já está, conseguirá sair das dívidas para nunca mais voltar. Infelizmente grande parte das pessoas que deixam de ficar endividadas, acabam retornando a ter o mesmo problema várias outras vezes.
Sonhos
Com uma vida financeira bem estruturada, será mais fácil realizar os seus sonhos. Como viajar, ter uma casa melhor ou outros objetivos. Sabemos que o dinheiro é fundamental até para garantir uma boa educação para os nossos filhos.
Como dar os primeiros passos?
Hoje em dia com o acesso facilitado a internet e as informações, não buscar pela educação financeira é questão de escolha, não há desculpas para não começar a fazer isso o quanto antes!
Se você se interessou pela educação financeira, você pode começar do zero seguindo alguns passos simples:
1-Faça um orçamento
Acredite, grande parte das pessoas não sabem o quanto ganham, mas é mais comum ainda não saber o quanto gasta!
Quantas vezes você se pegou anotando cada centavo que sai do seu bolso? Isso não só é algo raro, como é fundamental para garantir uma vida tranquila.
Afinal, o que você não gerencia, você não controla, não consegue mudar.
Por isso, comece desde já a anotar tudo o que entra e sai. Você pode usar aplicativos como o Mobills, que permite você a fazer esse gerenciamento através do celular.
2-Construa uma reserva financeira
A pandemia com o novo coronavírus serviu para mostrar para muita gente a importância de se ter uma reserva de emergência em casa. Isso se mostrou muito mais evidente com o grande número de pessoas que perderam seus empregos e não estavam preparadas para enfrentar este tipo de situação.
Invista
Investir é muito importante, e você deve separar ao menos 10% do que ganha todos os meses. Para o que? Primeiro para a sua reserva de emergência, e logo após para a independência financeira (que é o que vai garantir uma vida mais tranquila para você no futuro, não dependa da aposentadoria do governo).
Agora que você já sabe qual a importância da educação financeira, o que ela é e por onde começar, dê já os seus primeiros passos. Ler livros é um meio para se aprofundar e ganhar uma boa gama de conhecimento indispensável para o seu progresso, boa sorte e não deixe a educação financeira de lado!
É importante pesquisar e ver o que se encaixa melhor em seu perfil.
Esqueça investimentos como a poupança, que perdem para a inflação. Existem opções muito mais atrativas no mercado como o Tesouro Selic, CDB, LCI e LCA.