Quer melhorar o seu fluxo de caixa? Então se liga nessas dicas
Controlar o fluxo de caixa é garantir liquidez nas emergências ou na hora de reinvestir com segurança. A boa gestão desse fluxo consiste em controlar os gastos, e otimizar a entrada do dinheiro.
Aqui na ajotta seguimos algumas dicas que vamos compartilhar com vocês:
Registre tudo – Não importa o valor da movimentação, todas devem ser registradas. Esse registro possibilita encontrar qualquer desperdício de dinheiro.
Separe as movimentações por categoria – só assim fica fácil identificar quais os tipos de gastos e rendas e de onde eles vêm.
Verifique o caixa diariamente – Evita surpresas indesejadas e garante que você possa se planejar com mais certeza
Venda não é recebimento – Não se registra no fluxo de caixa quando se faz a venda, e sim quando cai o dinheiro. Vendas a prazo não entram no fluxo, no dia da venda.
Gerencie seu estoque – Fazendo esse controle você saberá como acrescentar investimentos ou gastos no seu fluxo de caixa
Planeje a curto e longo prazo – Faça planos mensais e veja se conseguiu alcança-los, essa métrica ajuda a identificar os pontos falhos. Mas não deixe de lado o planejamento a longo prazo, onde através do controle do fluxo de caixa você consegue se planejar melhor para os diferentes cenários, ao longo do ano
Tenha uma sistema para gestão financeira – planilhas e controles manuais não servem nem para autônomos, essa é a verdade! Esse controle está sujeito a erros e falhas humanas que podem prejudicar o planejamento todo da sua empresa.