Descubra as vantagens de usar o PIX em assinaturas recorrentes
Usar o Pix em assinaturas recorrentes é uma realidade e os benefícios são inúmeros e nós da ajotta já adotamos essa prática. Veja como você também pode utilizar e quais as vantagens para a sua empresa.
O que são assinaturas recorrentes?
Assinaturas recorrentes são consequências de serviços disponibilizados que geram mensalidades semelhantes aos planos por assinatura — o cliente efetuará o pagamento por períodos que podem se estabelecer como mensal, trimestral, semanal ou até quinzenal, dependendo do tipo de contratação, do modelo de negócio da sua empresa e da necessidade que você identifica do seu consumidor.
Através delas, é possível firmar um contrato com o cliente/consumidor onde ele só efetuará o pagamento durante o tempo previamente acordado.
Ou seja, se você tem uma assinatura recorrente de um box de beleza por 6 meses, ou da assinatura de um software por um ano, as cobranças e os recebimentos/acessos só irão valer durante este período.
Atualmente, a recorrência de pagamentos é adotada em diversos segmentos: empresas SaaS (Software as a Service), serviços de streaming (como Spotify), academias de ginástica, clubes de assinatura, provedores de internet e TV, planos de saúde, escolas, entre outros.
O ganho deste tipo de pagamento para os clientes é a comodidade, e para as empresas há o benefício de poder contar com um fluxo de caixa mais previsível.
As cobranças recorrentes podem ser feitas em três modelos: assinaturas, planos ou mensalidades. Até então, dentro da recorrência, havia três meios de pagamento para realizar as cobranças:
Cartão de crédito;
Boleto bancário;
Débito automático.
Com a chegada do Pix, surgiu uma nova forma de cobrança recorrente, somando todos os benefícios deste meio de pagamento.
Por que usar o Pix em assinaturas recorrentes?
A maioria dos brasileiros já ouviu falar do Pix, o meio de pagamento instantâneo que virou febre, mesmo tendo sido lançado oficialmente há pouco menos de um ano.
O Pix revolucionou a relação dos brasileiros com as transações digitais ao eliminar custos com maquininhas, tarifas bancárias e burocracias, o que motivou as empresas a notarem seus benefícios e começarem a utilizá-lo também em suas transações de pagamentos.
O Pix possui diversas vantagens. Veja abaixo as principais e como elas podem ser úteis para as cobranças recorrentes da sua empresa:
Praticidade: ao alcance de alguns toques na tela do celular, é possível realizar um pagamento. Basta possuir a chave Pix do recebedor, o Pix Copia e Cola ou QR Code. As transações são válidas até mesmo entre instituições diferentes;
Agilidade: as transações feitas por Pix são realizadas em até 10 segundos;
Conveniência: o Pix funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, incluindo feriados.
Segurança: o Pix possui a mesma tecnologia e segurança cibernética utilizada nos demais meios de pagamento.
Em cobranças recorrentes, o pagamento feito por Pix faz com que esse tipo de cobrança seja muito mais eficiente. Afinal, o pagamento é liberado instantaneamente, diferentemente de boleto e cartão de crédito, onde existe um tempo de análise e compensação.
Além disso, após todos aderirem ao Pix, a tendência é que cada vez menos as pessoas utilizem o boleto bancário para realizar pagamentos.
Outro aspecto importante do Pix na recorrência é a diminuição da inadimplência (quem nunca se esqueceu de pagar um boleto), e também a facilidade na reativação dos serviços em caso de suspensão por falta de pagamento.
Como ajustar a sua empresa
Para empresas, a melhor forma de utilizar o Pix na recorrência é através do chamado QR Code Dinâmico, que é utilizado para uma transação específica e traz informações daquele pagamento, como dados do produto e do recebedor, funcionando como uma cobrança mais formal.
Pensando nisso, várias plataformas de pagamento já oferecem facilidades para que seus clientes ofereçam o Pix como opção de pagamento, de forma segura e automatizada, também para as cobranças recorrentes.
Fique de olho: Um dos próximos lançamentos do Pix será o Pix Garantido e o Pix Débito Automático, que irão funcionar como uma espécie de pagamento futuro, onde o recebedor pode vender a prazo ou parcelado pelo Pix.
Se você gostou desse conteúdo, curta e compartilhe.