Desenvolvimento, Dicas

O comportamento do consumidor e as ações e estratégias

O comportamento do consumidor e as ações e estratégias

Provavelmente você já ouviu falar em D2C, termo que vem do inglês Direct-To-Consumer ou Vendas Diretas ao Consumidor.

Esse é um novo modelo de negócio que vem crescendo exponencialmente, geralmente feito por indústrias que vendem mercadorias ao consumidor final.

E o grande motivo para isso acontecer é que o comportamento do consumidor está mudando e, entre as transformações, a utilização da internet para realizar compras.

O comportamento do consumidor é tudo aquilo que envolve o processo de compra: antes, durante e depois da efetivação do pagamento. Cada fase desse processo varia de acordo com o tipo negócio oferecido pela empresa.

Toda jornada de compra é feita por etapas e é importante que o cliente tenha uma boa experiência em cada uma delas. Veja abaixo um exemplo de uma compra online:

Antes

  • Pesquisa na internet, nas redes sociais ou pede referências a amigos e parentes;

Durante

  • Vai ao site da marca pelo qual se decidiu pela compra, analisa os reviews e sites como Reclame Aqui e faz o pagamento;

Depois

  • Após realizada a compra, ele recebe o atendimento pós-venda, que pode envolver pesquisas de satisfação do cliente, cupons de desconto para novas aquisições e até o atendimento em caso de troca ou cancelamento.

A importância de desvendar como é o comportamento de compra vale para qualquer negócio. E para compreender a fundo o que seus clientes pensam e do que precisam, vale a pena conhecer alguns passos estratégicos:

Interesse pelo cliente

Independentemente de qual o serviço ou produto o cliente deseja, o que o motivou a procurar pela sua empresa é o fato de ele ter um problema para resolver, então sempre mostre disposição para ajudá-lo.

Para isso é necessário pensar nos melhores produtos ou serviços que podem satisfazê-lo e entender as motivações por trás da compra.

Comunicação eficiente

Além de saber em quais canais de comunicação a persona está e faz suas compras, é importante traçar a melhor forma de abordagem para falar a mesma língua que ela. Para isso, é preciso elaborar um plano de comunicação.

Um exemplo seria utilizar elementos atuais, memes e ter uma linguagem mais despojada se o público for mais jovem.

Fidelização

Empresas como a Nubank investem intensamente em ações para tornar os consumidores não só fiéis, mas amantes da marca, como é o caso do NuCommunity.

Outros exemplos de estratégias para fidelizar, seria a realização de pesquisas para entender quais são os pontos de melhoria para as próximas compras ou enviar cupons de desconto.

A união de compra física e online

Essa é uma realidade que reúne comportamentos de compra que percorrem os dois tipos de negócios. A diferença principal está no aumento das possibilidades de obter referências da empresa em ambiente online, através das redes sociais e sites oficiais e só depois a experiência de compra em lojas físicas.

4 elementos que influenciam a jornada de compra

Fatores culturais: se referem às ideias, ideologias e a visão de mundo do consumidor;

Fatores sociais: dizem respeito às classes sociais, renda e status;

Fatores situacionais: estão relacionados aos aspectos que podem influenciar no momento, como condições do local de compra, a forma como foi atendido, entre outros.

A importância da pesquisa digital

A utilização da pesquisa digital é uma das formas mais eficientes de entender o caminho que os consumidores estão percorrendo, por ser uma estratégia atual, ágil e fidedigna que pode ajudar a:

  • entender se os clientes estão gostando de determinado serviço e o que pode haver de melhorias;
  • avaliar a aceitação de produtos ou serviços específicos;
  • identificar oportunidades de novos negócios;
  • conhecer as abordagens adotadas pela concorrência, o famoso benchmarking.

A ajotta entende que os clientes têm o poder de transformar segmentos inteiros e por isso você deve entender o que está mudando no seu ramo de atuação, o que pode ser feito para melhorar os serviços da sua empresa com estratégias pensadas em torná-la cada vez mais competitiva.

Estamos aqui para auxiliá-lo nessa caminhada, então se você gostou do conteúdo e acha que ele pode ajudar alguém, compartilhe, deixe seu comentário ou acesse nosso site e saiba mais.

Deixe seu comentário

Quer ter acesso a materiais gratuitos?
Faça seu cadastro e nós vamos te ajudar a crescer de forma organizada.
Quer ter acesso a materiais gratuitos?
Faça seu cadastro e nós vamos te ajudar a crescer de forma organizada.
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.