Dicas

Fidelizar clientes: saiba como usar essa estratégia para o seu negócio

Fidelizar clientes: saiba como usar essa estratégia para o seu negócio

Você sabe como fidelizar ou já usou alguma estratégia de fidelização de clientes em seu negócio? Nesse artigo, vamos mostrar alguns dos benefícios de ter clientes fiéis e como conquistá-los.

O processo de fidelização de clientes consiste em garantir que o consumidor coloque sua empresa na lista de preferidas, após viver uma experiência de compra positiva e volte a fazer negócios com ela sempre que possível. Fidelizar clientes é construir um relacionamento de confiança com eles.

Quem sabe fidelizar clientes, também sabe que é uma tarefa que requer dedicação e pode trazer grandes benefícios para o seu negócio tais como:

  • Publicidade orgânica e gratuita;
  • Clientes satisfeitos e fiéis sempre voltam a comprar de você;
  • Clientes satisfeitos além de comprarem novamente, compram mais;
  • Ajuda na previsibilidade de caixa da empresa.

Fidelizar clientes é tão importante quanto conseguir novos.

Segundo Philip Kotler, considerado “pai do marketing moderno”, o custo de retenção de um cliente chega a ser de 5 a 7 vezes menor que o custo de aquisição de um novo, ou seja, o custo total em relação aos investimentos que você faria para atrair um novo cliente.

De acordo com a Harvard Business Review, clientes fidelizados podem representar aumentos de até 95% no faturamento das empresas. Isto é, pode ser uma estratégia extremamente lucrativa, mas o contraponto também aparece, já que 61% dos varejistas afirmam que o processo de fidelização de clientes é uma das suas maiores dificuldades.

Como usar prova social para o seu negócio

A prova social facilita a tomada de decisão, já que outra pessoa experimentou primeiro algo que sua empresa oferece e pode constatar se os resultados são válidos. Nesse sentido, usar a prova social a favor de seu negócio é uma ferramenta poderosa de persuasão que traz excelentes resultados.

Quando você tem um cliente fiel, fica muito mais fácil pedir para que ele seja seu divulgador, fornecendo depoimentos para utilizar na mídia, os quais tem um poder muito maior de convencimento do que vídeos institucionais ou outras propagandas sobre seu negócio.

Clientes fiéis ajudam a superar momentos de crise

Todo empreendedor sabe que deve estar preparado para os momentos de crise, seja por motivos internos ou externos. Por isso, investir desde cedo em fidelizar clientes é uma ótima estratégia para blindar suas finanças quando um desses momentos surgir. Assim, você consegue arquitetar de forma inteligente a escalabilidade de seu negócio.

1. Atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido.
2. Direcione o foco para o cliente certo.
3. Crie uma experiência de atendimento única.
4. Programas de fidelidade.
5. Para clientes fiéis, dê tratamento VIP.
6. Aposte na experiência do cliente.
7. Monitore, sempre.
8. Esteja presente depois da venda.
9. Agradeça e reconheça o cliente.
10. Ouça o que o cliente tem a dizer.

Estabeleça uma estratégia de fidelização de clientes a partir de já e conte com a ajotta para isso.

Em um momento como esse, em que estamos nos aproximando do Natal, o seu potencial cliente estará preocupado principalmente em comprar presentes para a sua família ou amigos.

Deixe seu comentário

Quer ter acesso a materiais gratuitos?
Faça seu cadastro e nós vamos te ajudar a crescer de forma organizada.
Quer ter acesso a materiais gratuitos?
Faça seu cadastro e nós vamos te ajudar a crescer de forma organizada.
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.