Em épocas de grandes descontos, como Black Friday e promoções de final de ano, os fraudadores aproveitam que as pessoas estão com a guarda baixa e criam, entre outros golpes, sites falsos.
12 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes online em 2019. A pandemia piorou a situação: mais transações online e a crise fizeram casos de phishing (e-mails e sites falsos) aumentarem em 80%.
Atenção
Antes de inserir seus dados ou fazer uma compra, checar sempre se o site é confiável.
A Axur, empresa de monitoramento de ameaças digitais, criou uma plataforma para ajudar a identificar sites falsos: possoconfiar.com.br
Basta inserir o link suspeito para checar. A plataforma usa inteligência artificial para descobri se ele é verdadeiro ou não.
Outras boas práticas para não cair em golpes
Abra o site oficial da loja em uma nova aba do seu navegador ao invés de clicar em um link. Se a promoção existir ela estará no site.
Se parece bom demais par ser verdade é porque talvez seja mesmo. Entre em contato com a loja para checar. Busque sempre canais oficiais (telefone ou email), diretamente no Google, não confie em informações passadas de outra forma.
O Procon SP alimenta uma lista com de 500 sites não confiáveis. Vale a pena chegar antes de fazer uma compra.