Quando é solicitado que você coloque uma senha para proteger os seus dados, sejam endereços eletrônicos, ou em dispositivos, você sabe escolher uma com nível alto de segurança?
Proteja seus dados e cadastros na internet, veja essas dicas.
Apenas a senha não é suficiente
Especialistas recomendam a autenticação em dois fatores para acessar serviços online. O recurso garante uma camada de segurança extra, porque, além da palavra-passe, é necessário inserir ainda um código enviado por e-mail, SMS ou ligação telefônica. O método pode ser usado em diversos serviços, como Gmail, Facebook e Instagram.
Repetir o mesmo código em diferentes serviços
Esse é um erro que não deve ser cometido. Caso criminosos tenham acesso a uma palavra-passe, buscarão por outras contas do mesmo usuário na Internet. Se a senha encontrada não funcionar em outra opção, é bastante provável que eles mudem para uma vítima que facilite o trabalho.
Senha maior é senha mais forte
Sim, pois demanda mais tempo ou esforço para que seja crackeado. Alguns especialistas afirmam que entre oito e 12 caracteres já o suficiente, enquanto outros acreditam que 12 é o número mínimo.
Caracteres especiais *@#
Uma senha com 10 caracteres, usando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, como por exemplo "%ZBGbv]8g?", pode levar 289.217 anos para ser descoberta em um computador e três em um botnet. Procure usar uma maior variedade e fuja dos padrões.
NUNCA: 12345
A empresa de cibersegurança NordPass, fez um ranking e em um total de 500 milhões de senhas expostas em vazamentos, a combinação "12345" foi a campeã de uso.
Não use também: "password", "test1", "qwerty" e "iloveyou".
Média de senha das pessoas
O usuário médio costuma administrar 27 senhas diferentes. Claro que muitas delas são criadas no passado para acessar algum serviço temporário e acabam não sendo muito utilizadas ou mesmo esquecidas. Além disso, em média, 37% das pessoas esquecem ao menos uma senha por semana.
techtudo.com.br