O Google possui em seu algoritmo mais de 200 fatores que interferem nesta questão de ranqueamento e, recentemente, divulgou que sites responsivos ou que possuem versão mobile sairão na frente no ranking de pesquisas do Google, incluindo assim o fator responsividade.
Entenda um pouco mais sobre site responsivo
Quando você acessa um site responsivo, independente do tamanho da tela do seu dispositivo, ele se adapta ao novo formato para que o usuário tenha uma melhor experiência em sua navegação.
Importante: Um site responsivo necessita de uma ótima estrutura e compactação de arquivos e imagens, para garantir velocidade de carregamento e evitar frustrações por parte do usuário.
A mudança do algoritmo do Google
O modo como as pessoas acessam a internet está mudando, e isso inclui o enorme crescimento nos acessos através de smartphones ou tablets. Em 2014, por exemplo, o Brasil ultrapassou a marca dos 130 milhões de usuários mobile.
Outras estatísticas relevantes sobre o acesso mobile no mundo
Motivos para possuir um site responsivo
O Google pretende entregar sites mais relevantes para os usuários nos resultados de pesquisa, pois ele compreende que sites responsivos prezam pela boa experiência do usuário. Atualmente mais de 50% dos acessos que o Google recebe são feitos por dispositivos móveis.
O Google sempre deixou claro que o que for positivo para a experiência do usuário, será positivo para ele e seus robôs (programas que fazem a leitura de toda a web e indexam o conteúdo) e será usado como fator de ranqueamento em seus resultados de pesquisa. Esse é um dos motivos que o trabalho de SEO moderno é voltado para o usuário e não mais para os motores de busca.
Palavras do próprio Google: “À medida que mais pessoas usam dispositivos móveis para acessar a internet, os nossos algoritmos precisam se adaptar a estes padrões de uso… Esta alteração afetará as buscas móveis em todo o mundo e terá um impacto significativo em nossos resultados de pesquisa. Consequentemente, os usuários terão mais facilidade para obter resultados relevantes, de alta qualidade de pesquisa e que são otimizados para os seus dispositivos.”
Fonte de informações: raffcom.com.br