Dicas

5 indicadores de atenção importantes para a sua análise financeira

5 indicadores de atenção importantes para a sua análise financeira

5 indicadores de atenção importantes para a sua análise financeira

Você já conhece os 5 indicadores de atenção mais importantes para sua análise financeira?  

Sabemos o quanto a análise financeira é necessária para garantir e manter as finanças de qualquer negócio em estado saudável, entretanto, no início isso pode parecer um bicho de sete cabeças, mas já vou lhe mostrar que não.

Este artigo foi feito para quem não sabe nem por onde começar sua análise e busca por passos simples que trazem resultados.

Abordaremos este tema, com várias dicas e muito mais, para você fazer a sua análise financeira de maneira eficiente, como um profissional. 

Pegue papel e caneta e vamos direto ao tema!

5 indicadores de atenção importantes para a sua análise financeira sair perfeita 

Esses são os 5 indicadores mais importantes para sua análise financeira, confira-os abaixo:

1-Faça um diagnóstico

Dentro da análise financeira, fazer um diagnóstico a fim de traçar o estado de endividamento atual da companhia, é o primeiro passo, pois nem sempre uma conta no verde é sinal de que as coisas vão bem.

Por esta razão, é preciso organizar e inserir tudo em uma planilha, tendo em vista o valor total e a taxa de juros de cada dívida.

Com esta etapa concluída, vamos para o próximo indicativo importante na sua análise financeira:

2-Avalie a liquidez

A margem de liquidez e de endividamento juntas se complementam, servindo como um forte indicador de como está a saúde do negócio na atualidade.

O índice de liquidez deve ser sempre maior que o de endividamento, por esta razão, é preciso estar sempre fazendo um acompanhamento para conseguir manter ambos em perfeito controle.

Além disso, o acompanhamento deste indicativo durante a análise financeira, garantirá uma maior assertividade na elaboração de estratégias para manter a liquidez sempre acima.

3-Prazo médio de recebimento

Suas datas de recebimento são muito variadas? se afastam muito uma da outra?

Isso pode ser um problema.

Sabemos a importância de manter as contas em dia, e por isso é importante tentar manter o recebimento das vendas em uma data mais curta, porém, como nem sempre isso é possível, é de suma importância que você faça o acompanhamento de prazos de recebimento, estabelecendo um prazo médio. 

Fique atento para não correr o risco dele entrar apenas após o pagamento de suas maiores faturas.

Neste último caso, tenha cuidado ao fazer financiamentos, e fique de olho nas taxas de cartões de crédito, que geralmente são abusivas. 

4-Analise a margem de lucro

A margem de lucro indica como está a relação com os gastos operacionais dos produtos/serviços que estão à venda.

É muito importante que esta margem seja alta, pois isto é indispensável para o sucesso financeiro do negócio, e por isso também não deve deixar de ser incluído na sua análise.

Para alcançar o verdadeiro índice de rentabilidade que se tem sobre a venda, leve em conta todos os custos envolvidos, tal como os impostos para garantir maior assertividade.

5-Analise o prazo médio de pagamento

Outra coisa que é muito importante ficar de olho na sua análise financeira, são os prazos médios de pagamento. Com o acompanhamento dessas informações você evita atrasos e garante um bom relacionamento com todos da companhia. 

Como diz no livro do especialista financeiro Como organizar sua vida financeira, Gustavo Cerbasi, construir uma calendário de vencimentos é uma boa saída para acompanhar essas datas importantes de pagamento e manter os boletos em dia.

Problemas na hora de pagar os colaboradores pode afetar diretamente o desempenho dos mesmos, reduzindo a produção e qualidade do trabalho. 

Agora que você já sabe quais são os 5 indicadores que farão a diferença em sua análise financeira, comece já a deixar as finanças da empresa muito mais organizadas e saudáveis. 

Para lhe ajudar e aumentar as chances de sucesso, é indispensável optar por uma ferramenta de gestão, clique e conheça o nosso sistema agora. 

Deixe seu comentário

Quer ter acesso a materiais gratuitos?
Faça seu cadastro e nós vamos te ajudar a crescer de forma organizada.
Quer ter acesso a materiais gratuitos?
Faça seu cadastro e nós vamos te ajudar a crescer de forma organizada.
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.